top of page

Sim nº 2 | Ela lavou os cabelos no tanque com Pink Floyd


[O indicado é ler este conto escutando essa coletânea aqui. Play... e comece a ler. Mas não precisa ser tudo de uma vez. A trilha tem 2h51min.]

Pense numa manhã de inverno.

[Verde-limão límpido, uma segunda cena Uma luta entre o azul que você uma vez conheceu Flutuando para baixo o som ressoa Pelas águas geladas e subterrâneas Júpiter e Saturno, Oberon, Miranda e Titânia Netuno, Titã, estrelas podem apavorar... VAi!]

Ela já fez um monte de coisas desnecessárias para compor esta narrativa. Vai até o banheiro e pega o trio shampoo, condicionador e creme de hidratação. A toalha pendurada fede, constata só de chegar perto. Ela leva até o cesto de roupa suja, vai ao armário onde tem roupa de banho e pega uma limpa. Aproxima o nariz do tecido granulado e cheira. Bom. Depois, no computador acoplado a caixas de som , coloca uma coletânea do Pink Floyd no volume máximo.

[Aqui você precisa entender que a coletânea já rolou até "Fat Old Sun". A experiência de nossa heroína começa com "If"].

Se dirige à área de serviço do pequeno apartamento. Encontra uma beiradinha onde os cosméticos e a toalha são colocados. A máquina de lavar ainda está funcionando. É preciso aproveitar dias ensolarados de inverno para limpar roupas pesadas. Pela janela, tem uma generosa vista da serra de São José. Lembra que em certa hora do dia ela fica anil. Mas agora está um misto de verde que contrasta com um céu azul profundo degradê. Abre a torneira e mede a temperatura da água com as mãos. Muito gelada. Tudo bem. Enfia a cabeça debaixo e faz de conta que é uma cachoeira. Seus dedos quase congelam. Quase. O sol que bate no tanque os ajuda resistir.

[Antes de encontrarmos a mulher indo ao banheiro pegar o shampoo, o condicionar e o creme hidratante, saibam que ela louvou o sol ao ver uma fumacinha sair da saia molhada que pôs para secar na janela. Milagre! Via pequenos milagres o tempo todo. Foi quando decidiu lavar o cabelo naquela manhã porque seria gostoso].

Pega a garrafa do shampoo, distribui sem usar a mão para medir a quantidade na cabeça e faz espuma. A espuma gelada na cabeça é boa. Ela estava certa.

[É bom dar uma pausa aqui e chegar a "Comfortably Numb". Cante "Hey You", espere "Mother" rolar e Play... Siga.]

Um helicóptero passa no céu bem na hora de “Learning to Fly”. A mulher precisa dizer para o amigo ausente em voz alta: “veja só, querido... Eu me curvo”. E gargalha como se ele ali estivesse, embora a única cena que vemos é a dela desconfortável ao lavar o cabelo no tanque.

Começa o enxague... “Minha condição para amar você”, ela começou a se organizar, “é poder sentir ódio. Se não for assim, teremos que nos apoiar em hipocrisias e omissões. E isso eu não vou”. Então ela, com a cabeça abaixada, tateia até encontrar a toalha. Ergue o tronco e começa a esfregar o pano nos fios para secar. Esqueceu de passar o condicionador e o creme. Não se importa. Não está mais com saco para imposições estéticas.

[Fim da playlist. Mas nesse ponto você volta em "Speak to Me/Breath" porque a última coisa que escutou foi uma ordem... "No more turning away from the coldness inside. Just a world that we all must shareIt's not enough just to stand and stare, né?].

Nossa heroína vai até o espelho do banheiro para se ver despenteada. E, dessa vez, David Gilmour lhe fala enquanto ela se contempla... Breathe, breath in the air. Don't be afraid to care. Leave, but don't leave me. Look around, choose your own ground. Sem abrir a boca, ela começa a falar ao amigo ausente novamente: “certa violência sempre vai escapulir. É inevitável. Agora se ela deve ter hora e local, como você sugeriu, então a condição de inocência instintiva não existiria. Ela seria apenas a violência dos que invadem países. E não foi essa força que projetei”.

Começa a se admirar daquele jeito, com os fios emaranhados desafiando a gravidade em nós. Questiona para alguma entidade talvez presente: “Eu não entendo... Desde quando ele usa etiquetas e passou a espera-las de mim? Talvez tenha caído em alguma armadilha narcísica burguesa. Talvez esteja padecendo de algum mal... deveria eu lembra-lo que somos irmãos, filhos de Perséfone? Aquela por quem a morte se apaixonou e engoliu com a transformação? Somos aristocratas falidos, caralho! Peidamos em livrarias e deixamos poemas para os garçons ao invés de gorjetas”. MONEY! Gritou o Pink Floyd.

[Mas essa não coube na playlist, melhor pegar no youtube]

Ela embola a toalha na cabeça, vai até a cozinha, faz um café. É quase meio dia. Ela se serve de café. Acende um cigarro e outra música do mesmo CD recomeça seus pensamentos. Us and them and after all we're only ordinary men... Ela então conversa com Roger, David, Nick ou Richard, tanto faz... “É arrogante, porra! Mas e daí? Você ensinou. E quanto a isso devo lhe dizer que não possuo nenhum compromisso com o passado. Eu te amo pelas coisas que estão por vir”.

Alguma coisa a faz olhar para imagem de Santo Antônio em cima da geladeira. Tem um copo com água suja e uma flor seca dentro. Pega o copo para jogar água e flor fora. Mas um vento bate a janela do quarto com força. Ela corre com a flor ainda na mão. Teme que as roupas tenham caído no quintal da vizinha e sejam rasgadas pelos cães. Mas não... Tudo certo. Vai até a janela e abre. Arranca as pétalas secas, esfarela com os dedos e solta no vento. “E se não podes com isto eu te dissolvo. Porque o corpo, morada da vida, é precário para abrigar a eternidade da alma”.

[Volta pra Time.]

Pássaros em formação voaram sobre a imagem do horizonte torto desenhado pela serra. Ela com ternura lembrou que a saudade é uma cicatriz que demora a sumir porque a gente fica sempre tirando uma casquinha. E gargalhou por ter formulado aquela frase. E correu para atender o celular supondo que fosse ele lhe telefonando. Quantas coisas passavam nela sem que ele e ninguém jamais soubessem? E a música continuava a provocar... “Ticking away, the moments that make up a dull day. You fritter and waste the hours in an offhand way. Kicking around on a piece of ground in your home town waiting for someone or something to show you the way”... etc...

#Astronomy Dominé, Bike, Chapter 24, Pow R. Toc H., The Gnome, Jugband Blues, Let There Be More Light, Remember a Day, Country Song, Fat Old Sun, A Pillow of Winds, Fearless, Paintbox, See Emily Play, Free Four, Stay, The Gold It's In The..., Wot's... Uh The Deal, Brain Damage, Speak To Me - Breathe, Time, Us and Them, Shine on You Crazy Diamond (Part I-V), Pigs on the Wing (Part One), Comfortably Numb, Hey You, Mother, Learning To Fly, On The Turning Away.#

Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page