top of page

Prato feito de uma garota fodida


Eu dei uma resposta rápida, difícil não ser instintiva nestes assuntos, quando se fica afoita para fazer metáforas com bolas de gude e transar de meia soquete para conservar o espírito juvenil – como sugeriu certa vez com grande estilo um amigo meu.

Quero correr perigo. E o perigo é o cheiro do estofamento do fusca, uma coisa que não se vai tão cedo, que faz parte da nossa vida por um tempão. O dia já clareou. Já olhei o horóscopo dele e fiz um teste num site de psiquiatria para ver se ele não era sociopata. É assim, encantador da gente ter medo dele ser um serial killer…

Tomar um café forte para abrir os olhos inchados na tardinha em que ela amanhece. Fazer um esforço grande para não classificar como perdido o afeto encerrado. Deixar passar. Deixa correr sem esvaziar. Mas nem por isso começar um email ou carta de despedida. E mesmo se assim o fizesse, jamais começaria com querido. Este verbo incrustado num substantivo.

Restou novamente, sempre resta, uma garota fodida. Uma bolsa com três centavos, um resto de brilho labial, papéis de bala e farelos de tabaco de algum cigarro quebrado que se extraviou. Tênis grudado no pé, unhas com verniz descascado, ela deseja que nunca mais elas nasçam com a cor marfim.

Um descanso na tristeza, por favor, ela pediu ao garçom junto com o PF para pendurar. No capricho! E o samba anestésico que desmistifica a alegria. Olha aqueles dedos compridos e magros correndo no violão. É o vício da alegria que leva ao suicídio! É a felicidade que leva ao suicídio! Quem aceita a frustação acaba adquirindo certo poder de cultivar o infinito nas pequenas coisas.

.surtado, obsediado, desempregado, maltrapilho, desrespeitado, feio, viciado, viado, marginalizado, entediado, saudosista, torto, perdido, esquecido, infectado, inferior, assimétrico, miserável, vulgar, desdentado, barato, promíscuo, velho, errante, decadente, subversivo, rústico, monstruoso, falecido, barrigudo, coxo, bronco, preguiçoso, desalmado, falido, murcho, desumano, frígido, nojento, podre, inexpressivo, preto, desaparecido, negligente, analfabeto, inútil, indesejável, mentiroso, enganado, gorado, impotente, anárquico, pobre, singelo e… poeta.

E o dono do bar esboça um sorriso pra música sincopada enquanto enxuga com um pano de chão o copo. Sua esposa lhe disse que aquilo não é profissão. Mas se a do gari é, oras, por que não ele? Uma dose de sensibilidade Germano, por favor. Não se preocupe, ele responde, já temperei no seu prato.

Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page